Em maio deste ano foi inaugurada a primeira das três linhas do Mi Teleférico, o novo transporte público que une La Paz com El Alto, a maior população urbana da Bolívia, que totaliza 1,6 milhões de habitantes.
A mais de 4.000 metros de altura e com uma rede de 11 quilômetros – quando as três linhas estiverem em funcionamento – este serviço se tornará o mais alto e extenso do mundo, permitindo realizar deslocamentos em menos tempo - o que diminuirá os congestionamentos que afetam ambas cidades e suprirá 30% da demanda de transporte público.
O projeto, que levou quase quatro décadas para ser implementado, transportará até 18 mil passageiros por hora em um total de 443 cabines.
Conheça mais sobre este projeto a seguir.
Mais de 6,5 quilômetros do Mi Teleférico em funcionamento
Se for considerada a distância em linha reta entre La Paz e El Alto, não chega a 10 quilômetros - uma distância que leva cerca de 15 minutos para ser percorrida. Entretanto, se esse deslocamento for feito em automóvel pela rodovia, passando por dezenas de curvas e levando em conta a lentidão do trânsito, causado pelas mais de 440 mil pessoas trafegam diariamente entre La Paz e El Alto, o percurso pode demorar mais de uma hora.
Por este motivo, desde que foi inaugurada a Linha Vermelha do Mi Teleférico, ela rapidamente se converteu na opção de transporte mais rápida para os habitantes, levando as pessoas de uma cidade a outra em apenas 10 minutos. De fato, calcula-se que apenas nos dois primeiros meses a linha foi utilizada por 2,3 milhões de passageiros, o que gerou um lucro de US$1,8 milhões. Vale ressaltar que o teleférico recebeu um investimento do governo de US$235 milhões para sua construção.
Ao longo dos quase 11 quilômetros de extensão haverá 11 estações e três percursos – que são diferenciados através das cores da bandeira boliviana – a estrutura conta com 443 cabines, cada uma transportando até 10 passageiros (sentados). A frequência de saída das cabines é de 12 segundos e elas funcionam 17 horas por dia.
A linha vermelha, inaugurada no dia 30 de maio, possui 2.664 metros de extensão, que são percorridos em 10 minutos. A linha verde, que começará a funcionar ainda este ano, possui 3.830 metros de extensão e será percorrida em 16,5 minutos.
Por fim, a linha amarela, a mais extensa do sistema, com 3.883 metros, foi inaugurada em setembro. De acordo com o Ministério de Obras Públicas, Serviços e Moradia da Bolívia, este trecho conecta quatro estações e leva 13,5 minutos para unir o bairro Ciudad Satélite, em El Alto, até a Curva de Holguín na região de San Jorge.
Segunda fase do Mi Teleférico
A expansão do sistema – que ainda não foi inaugurado por completo – incluirá cinco novas linhas, segundo informou o presidente Evo Morales. Na sua maioria, os novos percursos serão extensões dos três já construídos e farão com que o teleférico se conecte com outros meios de transporte.
Assim, uma das novas linhas unirá o terminal de ônibus do El Alto com o centro de La Paz, outra conectará a região de Río Seco (em El Alto), uma terceira conectará a antiga Estação Central de La Paz com o noroeste da cidade, de onde partirá a quarta prolongação da linha. O quinto trecho conectará toda a zona sul de La Paz.
Mesmo sem data prevista para o início da construção dos novos trechos, estima-se que o investimento atingirá a cifra de US$ 450 milhões.
Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.